«o homem é um ser social e necessita comunicar».
Sabe-se que muitos idosos vivem juntos, em instituições, mas não comunicam, criando a solidão.
A diminuição das actividades pode ser considerada uma das maiores perdas dos idosos. A pessoa envolvida com os idosos, quer seja cuidadores, enfermeiros ou médicos devem motivar os mesmos, através de actividades educativas, com o objectivo de estes se mostrarem mais activos.
Para que a comunicação se torne efectiva precisa-se de habilidade, sensibilidade, atenção, paciência, interesse e amor, para se entender as necessidades que os idosos transmitem.
Beneficio Social:
Foi realizado um almoço com os idosos de várias instituições do concelho, tendo como objecto promover as relações entre idosos, fora da instituição, proporcionando-lhes o não isolamento, a partilha da alegria, o afecto, amor, tristezas e conhecimentos, onde possam conversar e dançar.
A universidade da terceira idade também é um incentivo para que os Ao participarem nestas actividades nota-se mudanças na sua saúde física e mental, quando são pessoas na mesma faixa etária e que têm uma relação recíproca.
idosos se actualizem um pouco com o estudo da matemática, português, informática, entre outras.
O estudo retarda as doenças mentais, e assim começam a ter outros comportamentos, começando a ter consciência de que podem envelhecer com saúde.
Os alunos da terceira idade querem aprender mas não querem ser obrigados, por isso esses cursos não podem ser graduados, nem com uma carga horária elevada.
Sem comentários:
Enviar um comentário